Moves e Efeitos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Moves e Efeitos

Mensagem por Luis Almeida em Sab 29 Maio 2010, 00:33

Galera aqui estou de volta para falar sobre os moves e efeitos e por fim danos. Então vamos lá: No tópico anterior coloquei uma tabela que auxiliava (ou pelo menos essa era sua função) no reconhecimento das vantagens sobre os tipos, agora falaremos sobre as duas categorias de moves que são moves de dano (servem pra causar dano lógico!) e os moves da classe other que tem diversas funções (menos causar dano, pelo menos diretamente). Coloquei abaixo outro link para baixar um outro material, dessa vez com os golpes todos dos jogos da 4ª geração e seus efeitos e outras informações: Lista de Golpes


Bom agora que estão de posse da tabela, vamos comentar um pouco sobre os tipos de ataques de dano. Eles são divididos em duas classes (físicos e especiais) utilizando cada uma um dos dois tipos de status de ataque de cada pokémon. Óbvio que os ataques especiais usam o status do ataque especial enquanto que os físicos utilizam o status do do ataque. Da mesma forma na hora de defender os pokémons utilizam - se de uma das duas de suas defesas. Os golpes especiais são defendidos pela defesa especial de cada pokémon enquanto que os golpes físicos são parados pela defesa normal de cada pokémon. Outra coisa bem óbvia que vocês devem ter percebido é que cada pokémon pode aprender somente 4 golpes compondo assim o seu chamado moveset, oks? Os golpes podem ser aprendidos através de diversos modos: breed (ou cruzamento), TM's ou por HM's e ainda por tutores presentes nos jogos. A única exceção nessa regra é smeargle que pode ter qualquer golpe do jogo por causa do seu Sketch que copia um golpe permanentemente. Como já foi mencionado no tópico anterior os golpes de mesmo tipo do pokémon usuário (desde que sejam moves de dano) são chamados de STAB moves e têm um power aumentado em 50% (ou seja um aumento de metade do power). Falando de golpes que possuem algum efeito secundário, estes possuem chance de ativar um efeito secundário (além do dano, meio óbvio não?) como por exemplo ice beam que além de dar dano ainda tem 10% de chance de congelar o pokémon adversário. Esta categoria de moves deve ser realmente considerada na hora de compor seu moveset, assim como a variedade também, mas falemos de estratégias e movesets depois, falando um pouco do cálculo do dano, alguém pode me perguntar: qual a utilidade disso? E eu respondo: TODA! Visto que um dos elementos que ainda vou comentar mais pra frente - o predict - trata de prever as ações do oponente e através disso utilizar moves pensando nos próximos turnos. Mas além disso serve pra saber quando pode ser melhor usar um stab ou então um move super efetivo. Exemplo:
Imaginemos um salamence (tipo dragão/voador) que possua brick break (golpe tipo lutador com 75 de power) e outrage (golpe tipo dragão com 120 de power) e por último imaginemos uma luta deste salamence com uma blissey (tipo normal), notamos que o golpe do tipo lutador tem vantagem contra a enfermeira rosa do cão e por isso teria um power dobrado (150 de power), porém se o nosso objetivo fosse causar o maior dano possível a escolha seria outrage! Por que? A resposta é bem simples: brick break com 150 de power, mas outrage é um golpe stab, ou seja, do mesmo tipo do salamence e portanto recebe um aumeto de 50% no golpe ficando com (120 + metade de 120 = 180 de power). Complicado? Nem tanto, basta atentar três coisas: primeiramente os moves stabs recebem um impulso (estou até repetitivo nisto) de metade do power do golpe e ae temos o power total do golpe, ao passo que os moves super efetivos dobram o dano (brick break possuía originalmente 75 de power, como era super efetivo = 150 power); segunda coisa é que isto depende do power do golpe também, pois se brick break possuísse 95 de power o dano de brick break seria preferível, entendido? Então não precisa se preocupar em decorar os powers dos golpes, visto que durante a troca de um pokémon na luta você pode dar uma conferida no moveset da sua equipe e assim ver e calcular o que é melhor pra se usar; a última se trata de ataques a pokémons de tipo duplo: um dos tipos pode anular as fraquezas ao seu ataque tornando o pokémon mais resistente portanto (empoleon é do tipo água/metálico; se fosse apenas água perderia pra golpes do tipo planta, mas como o outro tipo ajuda na defesa os danos de golpes tipo planta são apenas normal damage ou dano normal) assim como o tipo pode também agravar sua fraqueza (swampert é do tipo água/terrestre; se fosse apenas água, golpes do tipo planta deveriam dar um dano de 2x ou dobro do dano normal; como o tipo terrestre também é fraco contra o tipo planta, o dano é agravado para 4x, ou seja o quádruplo do dano normal, oks?). Quanto aos golpes da classe other que vierem escrito: eleva tal stat dois Lv, ou então abaixa o stat em 1 Lv, cada aumento de 1 Lv significa um aumento de metade do ataque do pokémon, (obviamente um aumento de 2 Lv dobra o ataque e assim por diante)exemplo: um dragonite (pode ter 403 no status do ataque no máximo) se usar dragon dance (aumenta a speed e o ataque em 1 Lv) teria após esse golpe um ataque de 604! Oks? Quanto ao abaixamento, ele funciona de forma um pouco diferente e irei comentar sobre eles em um tópico relacionado a mudanças de status.
Então eu me retiro por aqui galera, dúvidas (desde que referente ao tópico) podem postar que eu ou outro moderador irá tirá-las ok?
Very Happy

_____ _____





~Torneios~
[center]Pokeevo



Pokeshiny


LOP AM

Luis Almeida

Masculino Sagitário Cobra
Mensagens : 158
Data de inscrição : 25/05/2010
Idade : 26
Localização : Manaus/Amazonas

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum